Diferente do Texano Jack Wilson que Ganhou medalha por bravura do Governador do Texas após abater um psicopata dentro de sua igreja, os policias da ocorrência não ganharam nada a não ser mais um dia de trabalho.
A triste realidade brasileira, onde dia a dia policiais militares fazem seu trabalho enfrentando grandes desafios , mas vivem no ostracismo, esquecidos pela imprensa e pelo sistema político desleal que não reconhece o heroísmo destes homens e mulheres de farda.
Policias militares que já excediam a 12h após o termino do expediente entraram em confronto com criminosos na noite de 21 de janeiro, terça feira na cidade de Cotia salvando uma família, 2 crianças e 4 adultos tidos como reféns dos criminosos.
A equipe policial foi acionada via COPOM, Centro de Operações da Polícia Militar, para atendimento de um roubo a residência onde a família estava sendo feita de refém pela quadrilha.
Ao chegar no local da ocorrência, a equipe que compunha a viatura M-33405, da 4ª Cia do 33º BPM/M se deparou com os infratores altamente armados com dois revólveres, uma Uzi e uma replica de fuzil ak-47,saindo com um dos veículos das vítimas, que ao perceberem a viatura abriram fogo contra a guarnição. Em uma troca de tiros frenéticos os policiais se defenderam apenas com uma calibre 12 e pistola, vindo a atingir os agressores durante a ação, sendo que dois vieram a óbito no local e um foi alvejado em ambos os braços, tendo sido encaminhado para o Hospital Geral de Cotia, onde continua internado.
No dia seguinte, um outro indivíduo que fazia parte da quadrilha procurou um hospital em Itapevi, dizendo que havia se ferido no abdômen e sentia fortes dores. Ao ser atendido a equipe médica notou que se tratava de um ferimento de arma de fogo, tendo acionado a polícia, que ao realizar contato com uma das vítimas, reconheceu o indivíduo como um dos criminosos que participaram do roubo, devido seus ferimentos, ele segue internado.
A ocorrência foi apresentada na Delegacia de Cotia, onde o delegado de plantão reconheceu que os policias agiram dentro da legalidade, em legítima defesa dos próprios e também daqueles que eram reféns da quadrilha durante o roubo.
Conforme procedimento de praxe da PM, os policiais foram afastados da rua, e embora tenham feito seu trabalho de forma extremamente profissional, preservando a vida das vítimas, também não receberam medalhas ou elogias formais, tendo em vista que os procedimentos da Polícia Militar do Estado de São Paulo veda estas honrarias a ocorrências com morte, mesmo tendo sido em legítima defesa e tendo salvo vidas de vítimas da criminalidade destacando o contraste do caso do Texano Jack Wilson que ganhou medalha por bravura após ter abatido homem armado em sua igreja.
Autor Michel Marina

Comentários
Postar um comentário